8º ano

Esta página dedica-se à apresentação de trabalhos elaborados pelas turmas dos oitavos anos.


Neste Final de período os alunos realizaram trabalhos alusivos à actividade piscatória e aos diversos tipos de agricultura presentes em Portugal e no Mundo.



Pesca Tradicional e Moderna









Uma vez que Portugal está a envelhecer a um ritmo alarmante,os mesmos incidiram no tema:Envelhecimento da população portuguesa, causas e consequências.


Politica Natalista em Portugal!!

























cegonha


A Emigração em Portugal-Comentário à Entrevista





A emigração em Portugal sempre foi um fenómeno importante. Até á 1º metade do século XX, os portugueses emigravam para o continente americano. A partir da década de 60 do século XX, os 
portugueses começaram a emigrar para alguns países desenvolvidos da Europa, principalmente, para a França, Alemanha e Suíça.As causas destes fluxos migratórios eram económicas, porque muitos portugueses partiam em busca de melhores condições de vida. Além disso, estas migrações, quanto ao tempo de duração eram definitivas, já que as pessoas se deslocavam por tempo indeterminado. Muitos destes emigrantes ficaram nos países para sempre ou durante há muito tempo.


Durante o Estado Novo, alguns portugueses emigraram devido a causas políticas: eram perseguidos ou não queriam ir para a guerra colonial.

Recentemente, tal como se vê na reportagem da “TVI24” “Observatório do Mundo” a emigração em Portugal aumentou muitíssimo, sendo já maior do que na década de 60 do século XX, altura em que atingira um pico.

De acordo com dados apresentados na reportagem, 12418 portugueses emigraram em 2012, ou seja, 10000 por mê ou 333 por dia.

Os portugueses 

na reportagem emigraram por causas económicas, foram procurar emprego e, para algumas das pessoas entrevistadas, tratava-se de uma questão de sobrevivência e não apenas de procura de melhores condições de vida.

Outra característica da emigração actual é que abrange todas as classes de idades: dois dos emigrantes entrevistados tinham cerca de 60 ano. Eileen Barreto emigrou para Luanda porque a sua empresa faliu e os filhos e netos precisam de ajuda; Fernando Pereira emigrou para Paris aos 62 anos e trabalha com o filho que também teve de emigrar. Fernando Pereira já tinha sido emigrante na Suíça e em Espanha e continua separado da mulher, que ficou em Portugal, agora, como dantes, quando ele trabalhava na Suíça.

Muitos jovens emigram para terem o seu primeiro emprego e, porque desejam um futuro melhor, como aconteceu com Cláudia e Daniel, um casal que emigrou para a Alemanha e vive em Berlim.

Penso que este tipo de emigração é negativo porque muitas pessoas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de Portugal não o fazem: na realidade, contribuem para o desenvolvimento do país para onde emigram. O estado português gastou dinheiro na formação de muitos jovens que, neste momento, trabalham noutros países.

Num país com taxa de natalidade já bastante reduzida, a emigração de inúmeros jovens faz com que a população diminua e envelheça ainda mais. A emigração actual causa sofrimento ás famílias que se separam, como uma das emigrantes resumiu, quando disse que era preciso retirar uma lição e perceber o que se ganhava e o que se deixava.

Se a crise não se resolver, o surto de emigração não abrandará.!!

Reflexão de Gabriel do 8ºC


Esta entrevista demonstra-nos a crise que está a decorrer em Portugal. Pude observar que os jovens portugueses, de uma maneira geral, quando acabam a faculdade, não tem emprego no nosso País e vêm-se obrigados a afastarem-se das suas famílias indo trabalhar para outro país. A entrevista faz referência também a pessoas de outras faixas etárias, que já são avós, e que se vêm obrigadas a emigrar para manter o nível de vida. Não são só jovens licenciados que emigram como também pessoas sem formação específica que vão à procura de trabalho não referenciado.
Observei que alguns destes emigrantes gostariam de voltará sua terra natal (Portugal) mas, dada a situação económica aqui verificada, preferem não arriscar.
Finalmente conclui que Portugal tem todos os requisitos para ser um país apetecível, contudo não tem sido possível governá-lo nesse sentido. Não sei avaliar, mas preocupa-me muito, as repercussões no nosso país, da saída de cerca de 333 jovens por dia para refazer a sua vida noutros locais e que não tencionam voltar. Prevê-se que Portugal, futuramente (apesar de se estar a verificar), seja um país envelhecido senão se tomarem medidas.

Reflexão de Catarina Gomes do 8ºC



Reportagem: “ Em busca da paz”
A reportagem feita pelo canal de televisão TVI, mostra-nos o “futuro” do nosso país. Hoje em dia, são cada vez mais os emigrantes portugueses que procuram melhores condições de vida no estrangeiro. Esta acção, tem vindo a atingir um número elevado de emigrantes, cerca de 3000  habitantes por dia, o que reflectindo, é bastante elevado para um país tão pequeno como o nosso e com tão pouca porção de habitantes. Como expõem na reportagem: ” Não são só os jovens que emigram. Hoje em dia, até as pessoas mais velhas têm necessidade de o fazer”, afirmação feita pela avó inquirida.
Avós que o fazem para ajudar os netos e pais para ajudar os filhos. Desemprego, a procura de um melhor emprego, a difícil situação financeira pessoal ou do país, tais como situações de natureza política, são os motivos por alguns referidos como os principais impulsionadores para a emigração em Portugal.


Inês Libânio, 8ºC